Armazenamento de Produtos Inflamáveis - Saiba todos os cuidados que sua empresa precisa ter

Quem trabalha com produtos inflamáveis, provavelmente sabe que existem certas normas que balizam o cuidado com o armazenamento desses produtos, pois mantê-los de forma inadequada pode representar riscos à segurança e à vida das pessoas que frequentam as proximidades do local.
Desde produtos químicos com composições mais complexas, aos produtos mais corriqueiros como tintas, vernizes, e gás liquefeito, seu armazenamento deve ser sempre pensado visando minimizar os possíveis riscos durante o manuseio e armazenamento.
Pensando nisso, preparamos este compilado com algumas dicas importantes sobre os cuidados indispensáveis na hora de armazenar produtos inflamáveis, que são exigidas pela Norma Regulamentadora 20, e que devem ser seguidas para evitar acidentes. Saiba mais:

Tipos de Armazenamento de Produtos Inflamáveis
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, quando se trata de armazenamento, existem formas distintas de manter seus produtos de acordo com o porte do material a ser armazenado. Esses critérios são determinados por normas e leis que exigem medidas técnicas e condições adequadas ao armazenamento. Conheça-os:

Armazenamento de pequeno porte
Quando se trata de armazenamento em pequena escala, as orientações são as seguintes:
•    Manter cada produto em um recipiente próprio, devidamente identificado com o produto contido ali;
•    Quando for necessária a transferência de recipientes, utilizar bombas manuais para a execução;
•    Informar aos funcionários e pessoas envolvidas com o manuseio do produto quanto aos riscos envolvidos e indicar a melhor forma de manuseá-lo, seja líquido, sólido ou gasoso.
Segundo a NR-16, é considerado armazenamento de pequeno porte quando os produtos se limitam a 200 litros de material líquido e 135 quilos de material gasoso liquefeito.

Armazenamento de médio e grande porte
Quando o volume de produtos inflamáveis a serem armazenados é considerado médio e grande, outros cuidados são requeridos.
No entanto, nesses casos, as normas e leis técnicas são específicas e devem ser levadas em consideração no momento de execução do projeto, oferecendo as condições adequadas e a existência de sistemas de proteção contra incêndio.

Produtos considerados inflamáveis
Existem 9 categorias de produtos considerados inflamáveis. Essas classes foram determinadas pela Organização das Nações Unidas, a ONU, a fim de facilitar a identificação dos materiais e seu manuseio. A categorização desses produtos é regida da seguinte forma:
1.    Matérias e objetivos explosivos;
2.    Gases;
3.    Líquidos inflamáveis;
4.    Sólidos inflamáveis; Matérias sujeitas à inflamação espontânea e matérias que, em contato com a água, libertam gases inflamáveis;
5.    Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;
6.    Substâncias toxicas e substâncias infectantes;
7.    Material radioativo;
8.    Substâncias corrosivas;
9.    Substâncias e artigos perigosos diversos.

Dicas de armazenamento de Produtos Inflamáveis
Independentemente do estado do produto inflamável, algumas orientações são válidas para todos os produtos, conforme a NR 20 rege. Algumas delas apontam que:
•    Os produtos devem ser mantidos em locais frescos e arejados, sem contato com raios solares, pois a exposição ao calor pode ser nociva ao próprio produto e às pessoas.
•    Os elementos inflamáveis devem ser mantidos longe de água, bebidas, alimentos e cigarros para evitar contaminação.
•    Meios de contenção podem ser utilizados para aumentar a segurança dos produtos.
Não é possível afirmar qual a melhor forma de estocagem de um produto, pois isso dependerá do seu volume e da frequência de manuseamento. No entanto, independentemente desses fatores, esses produtos devem ser sempre mantidos longe de vibrações e qualquer vetor de calor, além de deverem conter rótulos que perita sua identificação.
A Bianchi oferece serviços de proteção e combate a incêndio, garantindo ainda mais segurança no armazenamento de produtos inflamáveis. Atuando há quase 30 anos em Apucarana e região, oferecemos profissionais capacitados e treinados para execução de projetos modernos de combate a incêndio. Contate-nos e faça um orçamento.