Como um sistema de detecção de incêndios pode ser aliado na proteção de patrimônios

O sistema de detecção e alarmes contra incêndios tem como objetivos em comum à proteção de vida humana e de bens patrimoniais. A proteção à vida humana é algo essencial, e a proteção do patrimônio está relacionada normalmente a interesses de cunho econômico, ou até mesmo a preservação de acervos históricos e culturais. 
A falta de manutenção é uma das principais causas dos incêndios em patrimônios públicos ou privados, como o incêndio ocorrido no Museu Nacional do Rio do Janeiro, no ano de 2018, entre tantos demais sucedidos na história do Brasil. Outros fatores que também podem contribuir para a ocorrência é a carência na manutenção dos sistemas, qualidade e materiais utilizados para a detecção, e até mesmo projetos de prevenção que não sejam bem estruturados. 
Um sistema de detecção e alarmes contra incêndios são investimentos que não custam caro e que podem salvar vidas em caso de um incidente. Inclusive, muitos dos estabelecimentos que os possuem, acabam fazendo por simples questão de cumprir com normas vigentes e leis, mas esquece-se que o valor principal em um sistema de prevenção a incêndios é prognosticar ocorrências que coloquem em risco à existência das pessoas de determinados ambientes. 
Além de que, uma vez existente um sistema de prevenção e alarmes contra incêndios, caso aconteça episódio de sinistro, haverá uma proteção civil e criminal se estiver funcionando tudo em ordem, não havendo responsabilização por negligência ou omissão. 
Dicas como manter um sistema de proteção a incêndios: 
- Use detectores de fumaça: apesar de não ser obrigatório em todos os ambientes, ele identifica com rapidez um problema o sanando de maneira mais rápida e eficaz, mesmo com baixo custo. 
- Usar equipamentos dentro das normas técnicas da ABNT: são mais confiáveis, possuem qualidade de preço justo. 
- Mantenha o ambiente com a sinalização e com a iluminação de emergência em ordem.

 

Fonte: http://revistaincendio.com.br/sistema-de-deteccao-e-alarme-de-incendios-um-aliado-na-protecao-de-patrimonios-historicos-e-culturais-brasileiros/