Mora em condomínio? Atente-se para o AVCB em alguns estados

Embora nem todas as pessoas conheçam, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é um documento que passou a ser obrigatório em condomínios de diversos estados.
Trata-se de um documento responsável por atestar a segurança do local em possíveis situações de incêndios.
O AVCB é emitido pelo corpo de bombeiros ou por responsáveis técnicos devidamente qualificados capazes de identificar possíveis focos de incêndio, bem como identificar o cumprimento de utensílios que auxiliam nesses casos, como sinalização, portas corta-fogo, dentre outras situações que podem colocar a segurança dos moradores em risco.
Condomínios residenciais contam com inúmeras residências situadas umas próximas às outras. Sendo assim, em casos de incêndio, as chamas poderiam se alastrar rapidamente. É justamente situações como essa que a obrigatoriedade de emissão do AVCB busca combater.
Para saber mais sobre o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, como emitir e quais são os riscos em não o ter, confira abaixo:


Como o AVCB funciona?
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros tem como principal função garantir a segurança dos moradores, como mencionado acima.
O documento deve ser emitido em conformidade com o Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP). Isso quer dizer que para obter o AVCB, é necessário que um profissional efetue vistoria no local e, com base em constatações obtidas a partir de um conjunto de medidas técnicas e organizacionais, o documento será emitido de forma a garantir a segurança elétrica e o nível de proteção do local.
Resumidamente, se o condomínio estiver em conformidade com os requisitos de segurança, o AVCB será emitido sem qualquer tipo de dificuldade.
Portas corta-fogo, luzes de emergência, corrimão e mangueiras são alguns itens que são avaliados durante a vistoria. 


Por que o AVCB é necessário?
Certamente a principal finalidade de promover a obrigatoriedade da emissão do documento é garantir a segurança dos moradores e trabalhadores nos condomínios residenciais.
Dessa forma, o não cumprimento dessa medida pode implicar em uma série de problemas técnicos e legais.
Seguradoras residenciais exigem o AVCB obrigatoriamente para pagamentos de prêmios em casos de sinistro.
Sendo assim, não possuir o documento implica no não pagamento de seguros nesta situação.
Além disso, atualmente, em muitos municípios este documento é obrigatório para a expedição do Habite-se, que, por sua vez, é uma autorização concedida pelo município para que determinado imóvel seja ocupado.
Os condomínios estão sujeitos à fiscalização do corpo de bombeiros. Caso o condomínio não esteja em conformidade com o AVCB, ou se este estiver desatualizado, sofrerá multas que dependerão de como estão os equipamentos de segurança do local.


Como Obter o AVCB?
O que poucas pessoas sabem, é que não é apenas o corpo de bombeiros que é apto a elaborar o documento em questão.
Técnicos em segurança do trabalho são profissionais que, se devidamente qualificados a ocuparem o cargo, podem emitir e até mesmo renovar o AVCB.
Dessa forma, a tramitação pode ser feita de forma muito mais rápida e otimizada.
No entanto, é necessário que você garanta estar optando por profissionais que possuam a certificação necessária, bem como competência para tanto, afinal, o mais importante não é apenas a emissão burocrática do documento, mas, de fato, atestar a segurança dos moradores.
É necessário que o proprietário do condomínio esteja com o Projeto Técnico devidamente protocolado e com os equipamentos de segurança contra incêndio instalados. Se esta etapa estiver pronta, basta agendar a vistoria.
A Bianchi dispõe de excelentes profissionais qualificados, certificados e prontos a efetuarem vistorias e emitirem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, bem como efetuarem o projeto técnico e todos os equipamentos necessários.