O que é um Detector de Fumaça, como funciona e qual o melhor modelo para seu projeto?

Detector de fumaça é um aparelho muito importante e necessário em diversas edificações, pois incorpora o sistema de segurança contra incêndio nos ambientes comerciais e residenciais.
Trata-se da parte sensível do equipamento que proporciona mais segurança graças às células fotoelétricas que há em sua composição.
Dessa maneira, o detector possui um sensor que identifica a presença de fumaça em um ambiente, que ao entrar em contato com o sensor, interrompe o fluxo de cargas elétricas, acionando o alarme. Esse no entanto, é apenas uma das formas como esses aparelhos podem funcionar.
Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre como um detector de fumaça funciona e como escolher o modelo ideal para o seu projeto.


O que é Detector de Fumaça?
O detector de fumaça é um aparelho incorporado em edificações como casas, prédios, indústrias, lojas, fábricas, hospitais, clínicas, escolas e demais ambientes, que tem como objetivo identificar princípio de incêndio por meio da manifestação de fumaça.
Dessa maneira, ao identificar a presença de fumaça no local, avisos são liberados, geralmente sonoros ou visuais.


Quais os Tipos de Detector de Fumaça?
Atualmente é possível encontrarmos duas variedades desse aparelho: 
•    Detector de fumaça fotoelétrico: Responsável por transformar luz em eletricidade. O processo é interrompido quando há a presença de fumaça – a condução da corrente elétrica é bloqueada. Isso faz com que um alarme seja acionado.

•    Detector de fumaça iônico: Essa é a versão mais comumente encontrada em edificações residenciais, pois, além de apresentar maior sensibilidade à fumaça, também possui um preço mais acessível. Partículas alfa são emitidas em contato com a fumaça, acionando alarme.

Os aparelhos de detecção de fumaça também podem ser instalados de forma acoplada a jatos de água, ou seja, aos sprinklers. Quando eles entram em ação, podem acionar de forma conjugada o sistema de alarme de incêndios.

 

Qual o Modelo Ideal?
Durante a etapa de escolha do aparelho ideal para detecção de fumaça, é normal que as pessoas tenham dúvidas, principalmente porque não são todos que possuem familiaridade com aparelhos contra incêndio.
O que é necessário saber, na hora de optar pelo modelo ideal, é que os modelos fotoelétricos possuem aplicações mais específicas. Essas variedades são ideais para espaços grandes e com grande circulação de pessoas, como shoppings, supermercados, hangares etc.
Já os modelos iônicos são mais recomendados para ambientes residenciais e com menor circulação de pessoas, como pequenos comércios. A monitoração permite identificar princípio de incêndio mesmo havendo pouca fumaça.

 

Como escolher um aparelho de detecção de fumaça?
Na hora de escolher um detector de fumaça, alguns aspectos são imprescindíveis e devem ser levados em consideração. São eles:
•    Alta resistência às oscilações térmicas, para evitar a ocorrência de falso alarme;
•    Baixo índice de alarme falso por motivos alheios, como acúmulo de poeira e sujeira no aparelho;
•    Alta resistência à umidade;
•    Alta resistência à corrosão.
Outro aspecto imprescindível durante a escolha do equipamento, é verificar a credibilidade do fornecedor. 
A Bianchi atua na segurança contra incêndio há quase 30 anos e oferece profissionais aptos a capacitados a atender sua demanda. Contate-nos e escolha o melhor modelo de detector de fumaça para sua edificação.