Projeto de Incêndio? O que é, como fazer e como proteger seu patrimônio?

Projeto de Incêndio

Ter um bom projeto de incêndio é importante para a segurança de uma edificação, a proteção das pessoas e do próprio patrimônio. Recorrendo a profissionais aptos e capacitados, que atuam com equipamentos de qualidade, um local se torna muito mais protegido e até mesmo valorizado.

 

Toda construção é levantada para uma finalidade. Algumas com maior circulação de pessoas, outras com menos transeuntes. Mas todas precisam dispor da segurança adequada para evitar incêndios.

 

No entanto, para que um bom sistema contra incêndio possa ser instalado, é necessário avaliar previamente o local e executar um projeto. Dessa maneira, leva-se em consideração as especificidades do local. Abaixo você irá conhecer mais sobre os projetos de incêndios e por que eles são importantes para a sua edificação.

 

O que é Projeto de Incêndio?

Popularmente conhecido como Projeto de Incêndio, o PSCIP – Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico – é um documento que é elaborado seguindo as normas estaduais vigentes para execução de sistemas de combate a incêndio em uma edificação.

Todo estado possui suas diretrizes e normas que regulamentam a adesão aos projetos de incêndio. Neles, há alguns sistemas preventivos básicos necessários a qualquer empreendimento.

Alguns deles são:

 

Sistemas de Sinalização

Um dos itens mais básicos e, ao mesmo tempo, mais importantes em projetos de incêndio, são os sistemas de sinalização visual.

Nesse caso inclui-se placas sinalizadores indicando saídas de emergência, portas corta-fogo, escadas etc.

Esse é um esquema essencial principalmente onde há uma grande circulação de pessoas, pois indica as rotas de fuga em casos de incêndio.

 

Rotas de Fuga

Quando uma edificação é construída, deve haver saídas estratégicas de emergência para serem utilizadas em caso de incêndio e necessidade de evacuação imediata.

As rotas de fuga, no projeto de incêndio, indicam o trajeto mais seguro a ser seguido até que se possa evacuar o local em casos de incêndio.

 

Extintores de Incêndio

Os extintores são os equipamentos mais utilizados para contenção de fogo e integram praticamente todos os projetos de incêndio.

Existem variedades próprias para serem utilizadas em superfícies eletrônicas e superfícies não eletrônicas. Durante a execução do projeto, analisa-se a construção para que o equipamento possa ser posicionado em locais estratégicos, para que, em casos de necessidade, seu uso possa ser descomplicado e eficaz.

 

Quem deve fazer Projeto de Incêndio?

Os projetos de combate a incêndio, a nível de conscientização e preservação da vida, é algo que deveria ser adotado em todos os empreendimentos, prédios e locais com média e grande circulação de pessoas.

Para fins de cumprimento de normas legais, os projetos de incêndios são obrigatórios às construções que sejam identificadas como comerciais, ou locais que tenham uma concentração de pessoas igual ou superior a 100 transeuntes, sendo coberto ou descoberto.

A obrigatoriedade se estende, ainda, aos locais onde circulam predominantemente pessoas com mobilidade reduzida, necessidades especiais, gestantes, idosos ou crianças, mesmo que seja inferior a 100 transeuntes, em média. Além disso, o projeto contra incêndio se faz necessário aos locais que armazenam em seu interior produtos inflamáveis e locais públicos.

 

A Bianchi – Engenharia contra incêndio atua em Apucarana e região e conta com profissionais capacitados e aptos a executarem projetos de incêndio, visando a segurança do seu patrimônio e da vida humana.