Sinalização de Segurança - Saiba o que você precisa saber para evitar acidentes e salvar vidas

Trabalhar em um ambiente devidamente sinalizado possui inúmeras vantagens. O principal objetivo de sinalizar o local de trabalho é manter a segurança de todos os trabalhadores e pessoas que ambulam por ali. 
Além disso, privar o ambiente laboral de sinalizações de segurança gera multas e problemas de fiscalização que podem ser agravados. Em último caso, pode até mesmo levar pessoas a graves acidentes.
Dessa maneira, a necessidade de sinalização é requerida legalmente, de forma que a Norma Regulamentadora nº 26 prevê a necessidade de tal artefato em todas as instalações de trabalho.

Importância de adotar sinalização de segurança
Como mencionado, os ambientes laborais que não possuem placas e demais sinalizadores costumam ser alvo de multas de corpos de bombeiro.
No entanto, o primeiro fator a ser considerado é a segurança dos trabalhadores.
Em caso de incêndio, por exemplo, situação em que o local precisa ser rapidamente evacuado, muitas pessoas poderiam não saber para onde correr.
A sinalização previne este tipo de incidente e garante mais segurança ao local e às pessoas.
Dessa maneira, existem sinalizações para diversas finalidades: apontar uma escada; saída de emergência; contatos telefônicos emergenciais, dentre outros.
As placas e as sinalizações, de modo geral, costumam se caracterizar por ter uma cor forte e chamativa para atrair a atenção das pessoas e para ser facilmente encontrada em casos de necessidade.
Entenda melhor como a Norma Regulamentadora prevê o uso de sinalização adequada:

O que rege a norma regulamentadora nº 26
A NR 26 possui um enfoque principal na utilização das sinalizações de segurança.
Tal norma foi revista, pela última vez, em 2011 e apresenta informações – gerais e específicas – quanto à utilização de cores para os sinalizadores em estabelecimentos ou locais de trabalho.
Além disso, a NR aborda a devida rotulagem preventiva, classificação e ficha com os dados de segurança de produtos químicos que podem ser prejudiciais se manuseados inadequadamente. 
Esta norma apresenta uma compreensão fácil e objetiva. No entanto, é necessário considerar que não basta a sinalização, mesmo que este passo seja fundamental. É preciso efetivamente conscientizar as pessoas quanto ao porquê de determinada sinalização ser necessária naquele ambiente. 
Este é um passo fundamental, pois, além da sinalização, o treinamento adequado é fortuitamente capaz de evitar graves acidentes.

Tipos de sinalização
Atualmente existem inúmeros sinalizadores. Veja baixo os que são mais comumente utilizados:
•    INDICATIVA DE LOCAIS
•    USO DE EPIS
•    DIRECIONAIS
•    SEGURANÇA VIÁRIA (TRÂNSITO INTERNO)
•    PRODUTOS QUÍMICOS
•    BLOQUEIO DE ENERGIA ELÉTRICA
•    BLOQUEIO DE ENERGIA PNEUMÁTICA
•    BLOQUEIO DE ENERGIA HIDRÁULICA
•    BLOQUEIO DE ENERGIA RESIDUAL
•    PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
•    ROTA DE FUGA
•    TUBULAÇÕES
•    MÁQUINAS
•    RESTRIÇÃO DE ACESSO.
Esses tipos de indicadores são fundamentais para que os profissionais se mantenham atentos quanto a medidas que devem tomar para manter a segurança, como os sinais que apontam a obrigatoriedade do uso de Equipamentos de Proteção Individual ou placas que apontem para escadas e demais saídas para eventual necessidade de evacuação do ambiente. 
Ainda que os modelos de sinalização costumem ser bem parecidos, cada uma pode ter suas próprias características. No entanto, a padronização é essencial para que pessoas do mundo inteiro possam identificar visualmente todas essas placas.
A BIANCHI – Engenharia contra incêndio possui a linha completa de sinalização de segurança, garantindo a proteção preventiva do ambiente e dos trabalhadores. 
Se você possui uma empresa ou indústria, é importantíssimo mantê-lo adequadamente dentro das normas de segurança para evitar acidentes e fornecer orientações visuais necessárias.
Clique em Orçamento Online e faça uma cotação sem compromisso. A BIANCHI fornece todos os tipos de placas relacionados à segurança do trabalho com qualidade e agilidade.