LIP - Laudos de Insalubridade e Periculosidade
Descrição

Os laudos de insalubridade e periculosidade servem para avaliar os riscos que colaboradores estão submetidos no ambiente de trabalho, sejam eles riscos à saúde, no caso do laudo de insalubridade, ou a probabilidade de possíveis acidentes, para os casos dos laudos de periculosidade. 
O laudo de periculosidade analisa exposição ao risco de acidentes envolvendo eletricidade, inflamáveis, explosivos    e radiações ionizantes, item estabelecido nas Normas Regulamentadoras 16, 19 e 20 e no Decreto 93.412, de 14/10/1986 do Ministério do Trabalho e Emprego.


Já o laudo de insalubridade diz a respeito à submissão do contratado a algum agente físico, químico ou biológico, capazes de causar danos à saúde, baseando nos limites máximos de tolerância expostos na Norma Regulamentadora 15 do Ministério do Trabalho e Emprego.
O objetivo deste laudo é assegurar que os trabalhadores expostos à estas situações tenham de 10 a 40% de adicional sobre a sua remuneração. 

 

Porém, mais ainda, de extrema importância, a função maior destes laudos é viabilizar às empresas a realização de planos de ações preventivos ou corretivos, minimizando um possível passivo trabalhista.
Este tipo de documentação e prestação de serviço só pode ser realizado por profissionais ligados à área da Engenharia de Segurança do Trabalho. Para tal, entre em contato com a Bianchi, tire suas dúvidas e solicite uma proposta.