Teste Hidrostático em Mangueiras de incêndio
Descrição

Previsto em lei, as mangueiras de combate a incêndio devem passar por inspeção a cada 6 meses e anualmente deve ser feito sua manutenção.

 

O procedimento de teste hidrostático faze com que as mangueiras estejam sempre em perfeito estado de conservação e funcionamento efetivo. O teste hidrostático em mangueiras de incêndio ajuda a verificar se o equipamento sofreu algum tipo de dano e se poderá continuar a ser disponibilizado para a função. São analisados no teste se o tamanho da mangueira atende aos requisitos básicos das dimensões para a qual foi projetada, se a mangueira possui algum tipo de mancha proveniente de contato com algum produto químico, se os acoplamentos se ajustam adequadamente ao hidrante e ao abrigo da mangueira, se o produto possui alguma deformação devido ao mau uso, se possui vedação adequada e também se atende às especificações conforme a norma ABNT 12779. 

 

Ainda segundo a norma e a regularização do INMETRO, apenas empresas licenciadas pelo órgão podem realizar o teste, além de necessitar que todo o procedimento tenha uma etiqueta e lacre de identificação na mangueira indicando quando foi feito e quando será necessário novamente a realização do teste hidrostático. No entanto, se novas, as mangueiras devem ser testadas previamente pelo fabricante do produto.